Até há algum tempo atrás, termos como “Meditação Transcendental” eram referidos de forma mais ou menos irónica e em ligação com uma apreciação nem sempre totalmente positiva.O tempo, entretanto, mudou; a consciência colectiva a nível mundial evoluiu para um novo patamar e a aldeia global gera novas formas de olhar para o mundo e para o indivíduo.


O mundo está a ser atravessado por um forte vento de mudança, como não tinha sido visto pelas presentes gerações; velhas ideias são substituídas por novos conceitos, uma visão global das questões que dizem respeito a toda a humanidade ganha cada vez mais nitidez nas mentes e corações de um cada vez maior número de pessoas no planeta. Novos líderes surgidos nos países mais poderosos do mundo aparecem quase que por milagre enquanto questões antes consideradas adquiridas a nível da convivência económica e social são postas em causa com uma naturalidade que ainda há poucos meses seria impensável.


Novas soluções começam a surgir para velhos e novos problemas da humanidade à medida que a mente humana vai absorvendo e sedimentando novas realidades e lidando com novos paradigmas.

É assim que a percepção de programas como o da Meditação Transcendental ganha um novo matiz e desperta um novo interesse já não perturbado pelas visões pré-concebidas que dominavam a época anterior.


Uma das ideias que muitas vezes se sugeria, e que agora aparece corrigida e clarificada em função do que é demonstrado pela investigação, era esta:


A Meditação Transcendental seria algo que gerava inactividade, imobilismo ou indolência, afastando as pessoas das realidades objectivas do mundo concreto, retirando capacidade de iniciativa, criatividade ou energia para melhorar a vida tanto pessoal como da sociedade.


Ora, o que nos mostra a investigação a este respeito?

A prática regular da MT elimina o stress negativo que perturba a saúde e o equilíbrio dos indivíduos e da sociedade, bem como a capacidade de realização e obtenção de sucesso na vida.

A MT combate eficazmente a ansiedade e a depressão, epidemias responsáveis pela infelicidade e improdutividade das pessoas e pela deterioração das relações interpessoais.

A MT melhora significativamente a saúde mental e física em geral, libertando recursos públicos aplicados no tratamento de doenças, que poderão ser aplicados na criação de melhores condições de vida para toda a sociedade.

O programa de Meditação Transcendental expande a consciência do indivíduo, aumentando a capacidade de concentração, tornando a mente mais clara e desenvolvendo a inteligência de alunos e profissionais.

Relaxando a mente e o corpo e aumentando a faculdade da atenção, a MT desenvolve de forma natural a capacidade para agir espontaneamente de forma correcta – e o fruto da acção correcta espontânea é a realização pessoal.

A MT ajuda de forma eficaz à libertação de vícios como o tabaco, álcool e outras drogas.

A Meditação Transcendental cria paz no indivíduo e, também, paz na sociedade, bastando para tal que apenas uma pequena percentagem da população a pratique.

A MT é uma prática para a acção energética e bem sucedida, que gera felicidade e realização.

A técnica de Meditação Transcendental...
- fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as várias áreas cerebrais, desenvolvendo a totalidade do cérebro.
- abre a percepção a um campo interior de criatividade e inteligência ilimitadas na fonte silenciosa da mente pensante.
- promove a saúde ao reduzir a activação do sistema nervoso simpático - o que, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e reduz as hormonas do stress.
- e desenvolve o pleno potencial do cérebro - aumentando o QI e melhorando a performance académica e profissional, ao mesmo tempo que reduz o stress, a ansiedade e a depressão.