Meditação nas Empresas

Ray Dalio é o fundador e presidente da maior empresa de hedge funds do mundo, a Bridgewater Associates, LP. Atravessou a crise actual mantendo níveis extraordinários de sucesso. É também um filantropo e um dos mais destacados proponentes da técnica de Meditação Transcendental. Na sua empresa, centenas de pessoas praticam a MT duas vezes ao dia, por vinte minutos. Dalio explica aqui a sua perspectiva sobre esta técnica e sobre como ela pode ser altamente eficaz, quer na actividade empresarial, quer em todas as áreas sociais, para chegarmos ao sucesso como indivíduos.




14 Executivos que praticam meditação (Business Insider)


Dr. OZ fala das razões porque ofereceu a Meditação Transcendental às 200 pessoas da sua equipa e sobre os efeitos que viu nelas e no trabalho... aqui.




O programa de Meditação Transcendental é o programa mais praticado e investigado para optimizar a performance de liderança. O Centro para a Performance de Liderança oferece sessões de instrução na MT e reuniões de follow-up para indivíduos e organizações, garantindo que cada indivíduo aprende correctamnte a técnica - e continua a praticá-la devidamente - para o maior benefício individual e empresarial.







Perspectiva
O Programa Maharishi para Empresas apresenta uma tecnologia comprovada de desenvolvimento de recursos humanos -- a técnica de Meditação Transcendental -- com um registo de 40 anos de sucesso. Implementada em centenas de empresas em todo o mundo, incluindo empresas da lista de 100 empresas Fortune nos EUA, bem como empresas de sucesso no Japão e Europa, o Programa Maharishi para Empresas tem-se revelado altamente eficaz na melhoria da saúde de empregados, da sua criatividade e produtividade e, ao mesmo tempo, na redução e eliminação dos efeitos negativos do stress na saúde dos trabalhadores e na sua capacidade de trabalho. Este programa científico é fácil de implementar e o seu custo revela-se um bom investimento. Os benefícios são imediatos e cumulativos.


Benefícios
O Programa Maharishi para Empresas é o único programa de desenvolvimento de recursos humanos que foi validado por uma abundante investigação científica, publicada em várias revistas científicas. De facto, os seus benefícios estão documentados em mais de 600 estudos publicados, realizados em mais de 200 universidades e institutos de pesquisa, nomeadamente, a Harvard Medical School, a Stanford University, a University of Chicago, e a UCLA . Os estudos estão publicados em jornais e revistas como a Academy of Management Journal, Science, Psychosomatic Medicine, Hypertension, American Psychologist, e American Journal of Managed Care. A apresentação destas investigações em revistas tão conceituadas deveu-se à verificação de resultados relevantes, tais como:


Aumento da Produtividade e da Capacidade de Trabalho: Uma maior capacidade de trabalho e satisfação profissional, melhor trabalho de equipa e comunicação, aumento da produtividade, melhor relacionamento com colegas de trabalho e supervisores, e diminuição do absentismo e do número de dias de doença. Inúmeros casos de estudo em empresas documentam o aumento das vendas e de lucros, maior entusiasmo, ambientes de trabalho mais harmoniosos, bem como menor quantidade de erros, acidentes de trabalho e trabalhadores feridos.


Melhor Saúde: Redução dos factores de risco indutores de doença como o stress e a ansiedade, tensão arterial elevada, colesterol alto, insónia, vício do tabaco, ingestão de bebidas alcoólicas e abuso de drogas. Menor necessidade de tratamento médico e redução dos custos associados: em geral, menos 56% de hospitalizações, incluindo menos 87% de hospitalizações devidas a doenças do coraçã e 55% devidas a cancro. Inversão do processo biológico de envelhecimento.


Desenvolvimento do Potencial Mental: Aumento da criatividade e inteligência, melhor memória e capacidade de aprendizagem, maior capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisões, redução do stress e da pressão do trabalho, melhoria nos relacionamentos pessoais e de trabalho, melhor saúde psicológica, e uma compreensão mais alargada associada a maior capacidade de concentração.


Programa Maharishi para Empresas  
A Técnica de Meditação Transcendental

A tecnologia principal do Programa Maharishi para Empresas é a técnica de Meditação Transcendental (MT) de Maharishi Mahesh Yogi -- um procedimento simples, e natural que não envolve esforço, praticado durante 15-20 minutos de manhã e à tarde, sentado confortavelmente com os olhos fechados. Durante esta técnica, a percepção individual aquieta-se e experimenta um estado único de alerta em repouso. À medida que o corpo vai ficando profundamente repousado e relaxado, a mente transcende toda a actividade mental para experimentar a forma mais simples de percepção, a Consciência Transcendental, ou consciència pura, o pleno potencial criativo da mente. Os investigadores mais avançados da física quântica identificaram a Consciência Transcendental como Campo Unificado da Lei Natural, a "morada" de todas as Leis da Natureza que governam a evolução ordenada do universo.


Benefícios em todas as áreas da vida individual
A experiência da Consciência Transcendental desenvolve o nosso potencial criativo latente ao mesmo tempo que dissolve o stress acumulado e a fadiga através do repouso profundo adquirido durante a prática. Esta experiência refresca profundamente e revitaliza tanto a mente como o corpo e estimula no interior da percepção individual uma maior criatividade, dinamismo, ordem, e poder organizador. Através do desenvolvimento da mente e melhoria na saúde conseguidos, o indivíduo desfruta de maior sucesso e satisfação na vida.


Um procedimento científico fácil de aprender
A técnica da Meditação Transcendental é científica, não requerendo nem crenças específicas nem a adopção de um estilo de vida específico. A prática não envolve qualquer esforço ou concentração. É fácil de aprender e não requer nenhuma capacidade especial. Ao longo dos últimos 40 anos, mais de 5 milhões de pessoas aprenderam a técnica que já foi implementada em centenas de empresas em todo o mundo. Pessoas de todas as idades, níveis de formação, culturas e religiões, de muitos países, praticam a técnica e desfrutam dos seus benefícios em áreas variadas. Estes benefícios estão documentados em mais de 600 estudos científicos levados a cabo em 210 universidades e institutos de investigação, em 33 países.


MANAGEMENT BASEADO NA LEI NATURAL


A Consciência é o Recurso Mais Crucial para Todos os Negócios
O Programa Maharishi para Empresas oferece uma aproximação eficaz como nenhuma outra ao desenvolvimento do recurso mais crucial para qualquer negócio -- a consciència humana. A consciència está na base do estado de alerta, da criatividade, da capacidade de organização, eficiência, saúde e felicidade de todos os executivos e empregados. Portanto, é a consciência dos empregados que, em última análise, determina a performance e o sucesso da empresa como um todo.


Uma Tecnologia Cientificamente Comprovada para Desenvolver a Consciência Humana
O Programa Maharishi para Empresas apresenta uma tecnologia cientificamente comprovada -- a técnica de Meditação Transcendental -- para desenvolver o pleno potencial criativo da consciência humana. A técnica de Meditação Transcendental estimula na mente e no corpo o nível mais profundo de inteligência-- A Consciência Transcendental, ou consciência pura -- que é o pleno potencial da Lei Natural. Através da prática diária desta técnica, o indivíduo adquire a capacidade para pensar e agir a partir deste nível, obtendo assim, espontaneamente, o apoio da criatividade infinita e da capacidade de organização da Lei Natural na obtenção do máximo sucesso e realização na vida diária.


Trazendo uma Administração Livre de Problemas e a Boa Sorte à Empresa
Empregando a hábil mão da natureza desta forma, consegue-se uma administração suave e livre de problemas e a boa sorte para a empresa. Ao mesmo tempo que atinge as metas económicas, a empresa promove a saúde e o bem-estar dos seus empregados e enriquece a qualidade da vida na sociedade. Isto é um Management baseado na Lei Natural.


RELATOS DE EXECUTIVOS


Burton A. Dole, Jr. | Steve Rubin | Hari Sharma, M.D., FRCPC


"A chave para o sucesso no mundo de hoje é a inovação, criatividade -- mais que qualquer outra coisa. Se criar produtos e serviços que sejam claramente melhores do que os seus competidores produzem, você vai ter sucesso no mundo de hoje. Ter a capacidade de melhorar a nossa própria criatividade, bem como a dos nossos empregados, parece-me ser a principal responsabilidade de um gestor numa empresa. E o programa de Meditação Transcendental permite que essa melhoria da criatividade aconteça de forma muito mais evidente do que qualquer outra coisa que tenha visto."
Burton A. Dole, Jr. Anterior Presidente e CEO, Puritan-Bennett Corp. Líder na produção de produtos respiratórios.


"Para mim, a experiência de quieto alerta interior e de percepção expandida durante a técnica de Meditação Transcendental é base real para um processo de tomada de decisão bem sucedido. Depois de meditar, tenho a clareza mental e alerta para me concentrar como um raio laser nos detalhes e, ao mesmo tempo, para ter uma compreensão dos assuntos mais largada de modo a não me perder nos detalhes. Verifico que a minha capacidade de insite e de intuição cresce continuamente, tal como a capacidade para focalizar e analisar. Ao longo dos anos dedicados ao negócio, a técnica de MT tem sido uma real vantagem competitiva.
Steve RubinPresidente e CEO, United Fuels International, Inc. Firma internacional de corretagem de energia


"Nos meus muitos estudos de pesquisa, a técnica de Meditação Transcendental tem-se mostrado muito eficaz na redução do stress e no reequilíbrio dos bioquímicos no corpo que produzem uma melhor saúde física e mental. Isto tem sido corroborado por investigação que mostra que a prática da técnica de MT reduz a utilização de cuidados médicos em 50%. Devido aos benefícios do programa de MT de prevenção na saúde, recomendo que seja usado por todos os fornecedores de cuidados médicos. Assim, poderemos prevenir desordens futuras que são extremamente dispendiosas – não só financeiramente, mas também em termos de dor e sofrimento humano."
Hari Sharma, M.D., FRCPCProfessor Emeritus, Anterior Director de Prevenção contra o Cancro e Investigação de Produtos Naturais, Departamento de Patologia, The Ohio State University College of Medicine


BENEFÍCIOS


Empresa| Empregados| Executivos| Nação


Benefícios para a Empresa
"Mais de metade da nossa força de trabalho pratica o programa de Meditação Transcendental, e o efeito tem sido simplesmente excepcional. Somos mais eficientes, produtivos e lucrativos que nunca. A atmosfera no escritório é muito mais calma do que noutras empresas, e no entanto o ar vibra de criatividade e dinamismo. Atribuo a este programa o rápido sucesso da nossa empresa, e recomendo-o a toda a gente na área dos negócios."
Fred GratzonCEO, Telegroup, Inc.


A Investigação Científica Demonstra
Maior produtividade. Maior criatividade. Melhor performance no trabalho. Maiores receitas e lucros. Melhor trabalho de equipa e comunicação. Menos stress. Melhor saúde dos empregados. Redução do absentismo e dos dias de doença. Menor necessidade de cuidados médicos. Redução dos custos de saúde. Redução dos acidentes de trabalho e de ferimentos.


Benefícios para os Empregados
"Os meus pacientes notam que as suas queixas de saúde são exageradas devido ao stress no trabalho e em casa. Eu digo-lhes que a técnica de MT é o procedimento cientificamente validado mais eficaz na redução do stress e na promoção da saúde. De todas as coisas que eles podem fazer para melhorar a saúde, esta tem a mais abrangente e larga gama de benefícios. Centenas de pacientes meus aprenderam a técnica – com resultados excelentes. Todas as empresas deveriam oferecer o programa de MT aos seus empregados para reduzir o stress, ajudar a prevenir doenças, e promover a saúde.”
Nancy Lonsdorf, M.D.Medicina GeralWashington, D.C.


A Investigação Científica Demonstra
Melhor eficiência. Maior alerta. Menos erros, maior segurança no trabalho. Melhor performance no trabalho com menos stress. Menos preocupação com o trabalho e menos tensão. Menos fadiga. Melhor saúde mental e física. Melhor relacionamento com colegas e superiores no trabalho. Maior felicidade e satisfação no trabalho. Melhoria na vida familiar. Redução do fumo de tabaco, consumo de álcool e abuso de drogas.


Benefícios para os Executivos
"A prática da técnica de Meditação Transcendental tem-me dado uma percepção de 360 graus. Nos negócios, fui sempre muito fixado e concentrado nas minhas metas. Agora, com a percepção expandida adquirida com o programa de Meditação Transcendental, consigo ser mais aberto e flexível no que respeita às abordagens para atingir estes objectivos. Na minha vida pessoal, sinto que sou um indivíduo muito mais integrado, realizado."
Tom Gould Presidente e CEO, Younkers, Inc. Uma cadeia de 53 lojas de pronto a vestir no Midwest


A Investigação Científica Demonstra
Maior criatividade e inteligência. Compreensão mais alargada com maior capacidade de focalizar. Maior capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisões. Melhor saúde. Redução do stress e tensão. Mais energia e vitalidade. Reversão do envelhecimento biológico. Melhor relacionamento com colegas e superiores. Melhoria na vida familiar. Redução da tensão arterial alta e do colesterol.


Benefícios para a Nação
"Um corpo impressionante de investigação científica indica que a prática da técnica de Meditação Transcendental por uma pequena parte da população reduz o stress e cria uma influência positiva em toda a população. Isto quer dizer que os empregados que praticam esta modalidade de redução do stress não só beneficiarão a empresa, mas produzirão também benefícios de muito maior alcance em toda a sociedade."
Ronald David, M.D.Médico Chefe, Washington, D.C. General Hospital. Foi palestrante em Política Pública, John F. Kennedy School of Government, Harvard University


A investigação Científica Demonstra
Redução do crime. Redução dos acidentes. Decréscimo da turbulência e violência na sociedade. Melhor economia nacional. Melhor qualidade de vida. Melhores relações internacionais.


ESTUDO DE CASOS


Grande empresa americana | Grande empresa multinacional


Empresa Fortune100
Uma das maiores empresas nos EUA adoptou o Programa Maharishi para Empresas, num esforço para melhorar a saúde e a eficácia dos empregados.
Gerentes e empregados numa grande fábrica do Midwest incluída na lista de 100 empresas da revista Fortune, e também de uma empresa de distribuição da Pennsylvania, aprenderam a técnica de Meditação Transcendental (os nomes das empresas não são revelados de acordo com as respectivas políticas). Após 3 meses, os empregados que aprenderam a técnica foram comparados com um grupo de controlo de empregados não-meditantes que trabalhavam em locais similares, desempenhavam tarefas similares, tinham referências demográficas similares (idades, nível de formação, etc.), e características de personalidade similares, antes do estudo começar.


Investigação Publicada
O estudo foi publicado no jornal científico internacional Anxiety, Stress, and Coping. Os investigadores relataram que, em comparação com os elementos de controlo, o grupo que aprendeu a técnica de MT apresentava significativamente:
menos ansiedade, pressão do trabalho, insónia, e fadiga; menos consumo de cigarros e bebidas alcoólicas; mais saúde e menos queixas de saúde; maior eficácia e satisfação no trabalho, e melhores relacionamentos pessoais e de trabalho. Como já tinha sido comprovado em estudos anteriores, a eficácia do programa de MT na redução da ansiedade, do consumo de tabaco e bebida, e na promoção do desenvolvimento pessoal era substancialmente maior do que outras formas de meditação ou relaxamento.


Grande Empresa Multinacional


Sumitomo Heavy Industries
Mais de 10,000 homens de negócios no Japão aprenderam a técnica de Meditação Transcendental. Mais de 1000 são executivos de topo de grandes empresas, incluíndo Sumitomo Heavy Industries, Toyota Motor Company, Kyocera (Yashika), e I World Supermarkets. Mais de 100 empresas japonesas introduziram o programa de MT aos seus managers e empregados. Após a implementação do programa na Sumitomo Heavy Industries, uma empresa de alta tecnologia com cerca de 8000 trabalhadores, foi levado a cabo um projecto de investigação pelo Instituto Nacional de Saúde Industrial do Ministério do Trabalho do governo japonês. O estudo avaliou 447 gerentes e empregados participantes, comparando-os com 321 elementos de controlo na mesma empresa. Os participantes mostraram melhorias substanciais no que respeita à saúde física e mental, o que incluiu reduções significativas na ansiedade, insónia, depressão, instabilidade emocional, queixas físicas, consumo de tabaco, e problemas digestivos.




O conhecimento está estruturado na consciência